MPA

Cliente: PETROBRAS

O MPA é um sistema de desenvolvimento e execução de aplicações de controle e automação de processos industriais, no qual as aplicações são desenvolvidas utilizando linguagens de programação visuais como fluxogramas e Sequencial Function Charts (SFC – IEC 61131). Seu objetivo é prover uma ferramenta de programação acessível à engenheiros, operadores e outros profissionais ligados a automação de processos, para que possam, mais facilmente, aplicar seu conhecimento prático no desenvolvimento de sistemas computacionais de automação.

O MPA executa suas aplicações num PC ao invés de um PLC e acessa a planta através de um sistema supervisório (OPC ou VXL). Toda tecnologia utilizada pelo MPA é open-source e mantida pelo Tecgraf. Além disso, o MPA é extensível.

O MPA permite a automação de equipamentos industriais através da definição de manobras de operação. Particularmente, o MPA foi desenvolvido objetivando a automação das plataformas de petróleo.

O sistema supervisório permite a manipulação de equipamentos através de pontos de controle. Os pontos de controle são variáveis que podem assumir valores lógicos, numéricos, ou inclusive textuais. Em geral, os pontos de controle representam sensores que informam as condições dos equipamentos ou atuadores que permitem alterar essas condições. Como exemplo, suponha uma válvula que pode estar aberta ou fechada. Neste caso, pode-se definir um ponto de controle que assume valores lógicos para indicar se a válvula está aberta ou fechada, além de permitir abrir ou fechar a válvula através de alterações no seu valor. Outro exemplo seria um sensor de pressão. Neste caso, um ponto de controle que assume valores numéricos pode ser utilizado para permitir a leitura da pressão percebida pelo sensor. Note que nesse último caso, não faz sentido alterar o valor do ponto de controle, pois não é possível alterar a pressão real de um ambiente através de um sensor. O processo de utilização do MPA consiste na definição dos pontos de controle de cada um dos equipamentos a serem manipulados e na especificação e execução de manobras de operação sobre esses equipamentos. Essas tarefas são realizadas através do aplicativo de configuração e gerência do MPA, denominado aplicativo cliente. Todas as informações definidas no aplicativo cliente são enviadas ao servidor de execução, através de uma interface de rede. Essas informações são, por sua vez, interpretadas pelo executor de diagramas, que efetivamente realizará a automação dos equipamentos.






Endereço

Av. Almirante Barroso, 81 - 32 andar Centro, Rio de Janeiro - CEP: 20031-004 - Brasil

Telefone

+55 21 2220 6223