MG/SSTAB

Cliente: PETROBRAS

O Sistema MG/Sstab é usado para projetos completos de unidades flutuantes, como os sistemas de exploração e produção de petróleo com navios e plataformas semi-submersíveis. Suas principais características são a capacidade de gerar uma grande variedade de modelos, o uso de técnicas tridimensionais em análises de estabilidade empregando conceitos atuais de arquitetura naval e a alta qualidade da interface e da visualização gráfica, resultado da aplicação de técnicas desenvolvidas nas diversas áreas do Tecgraf/PUC-Rio.

O MG/Sstab é atualmente um padrão em sistemas de estabilidade em todo o Brasil, fazendo parte do Projeto GIEN (Gerenciamento Integrado de Engenharia Naval) da PETROBRAS e sendo utilizado pelas classificadoras internacionais ABS, DNV, LR e BV em projetos e emergências de todos os modelos flutuantes da companhia. Além de ter sido usado para orientar o processo de recuperação do acidente com a plataforma P 34, o sistema MG/Sstab tem sido usado em trabalhos produzidos pelos engenheiros da Petrobras e obtido prêmios internacionais em congressos de estabilidade de navios.

O MG é capaz de modelar desde sistemas tradicionais, como navios, FPSOs e barcaças, até plataformas semi-submersíveis, plataformas auto-elevatórias, monocolunas e cascos desacoplados. Esse poder de expressão, somado ao total acoplamento com o programa Sstab, além da integração com os sistemas das demais áreas (Wamit, Dynasim, Wcontrol e WMG), torna o MG um programa que faz jus ao investimento de maior longo prazo da Petrobras no Tecgraf.

O Sistema Sstab integra tecnologias de projetos de estabilidade com técnicas de modelagem, estruturação de dados, interface com o usuário e visualização científica das simulações. Essa integração permitiu a construção de um programa que hoje é conhecido no mundo inteiro, tendo sido citado em vários congressos internacionais, como fonte de cálculos e resultados. O Sstab foi usado como ferramenta de emergência em acidentes nos últimos 15 anos, tendo orientado a recuperação de várias situações de avarias e alagamentos, além de falhas nos sistemas elétricos. Os módulos de definição de estanqueidade de planos de linhas d’água, de carregamento automático, de determinação da curva de KG máximo admissível, de resistência longitudinal, de testes de inclinação, de linhas de ancoragem, de encalhe e a sua total aferição às normas nacionais e internacionais atuais, fazem do Sstab um programa singular no país.






Endereço

Av. Almirante Barroso, 81 - 32 andar Centro, Rio de Janeiro - CEP: 20031-004 - Brasil

Telefone

+55 21 2220 6223