Jogos Sérios para Treinamento

Cliente: Marinha do Brasil

Desde 1997, o Tecgraf/PUC-Rio tem desenvolvido, junto com a Marinha do Brasil, diversos jogos que procuram simular condições reais de operação, de forma a treinar oficiais-alunos para tomarem decisões em situações complexas. Nesse contexto, vários sistemas de simulação foram desenvolvidos para atender aos requisitos de treinamento nas mais diversas operações militares, além de várias ferramentas auxiliares para apoio a decisão, planejamento e avaliação:

Sistema de Simulação de Assalto Anfíbio – OpAnf: Simulação em vários níveis (Escola Naval, Habilitação de Sargentos, Suboficiais, Curso de Adestramento de Oficiais, Curso de Especialização de Oficial Intermediário, Curso de Especialização de Oficial Superior); desembarque anfíbio; apoio de fogo (terrestre, naval e aéreo); detecção visual e por ruídos; movimento no terreno (trafegabilidade); movimento helitransportado; apoio antiaéreo; apoio logístico (ressuprimento e recompletamento); engajamento (dois modelos); comunicações e guerra eletrônica; tarefas de Engenharia e obstáculos no terreno. Sistema de Simulação de Assalto Anfíbio – OpAnf: Simulação em vários níveis (Escola Naval, Habilitação de Sargentos, Suboficiais, Curso de Adestramento de Oficiais, Curso de Especialização de Oficial Intermediário, Curso de Especialização de Oficial Superior); desembarque anfíbio; apoio de fogo (terrestre, naval e aéreo); detecção visual e por ruídos; movimento no terreno (trafegabilidade); movimento helitransportado; apoio antiaéreo; apoio logístico (ressuprimento e recompletamento); engajamento (dois modelos); comunicações e guerra eletrônica; tarefas de Engenharia e obstáculos no terreno.

Sistemas de Simulação de Operação em Áreas Urbanas: Além das características do Sistema de Simulação de Assalto Anfíbio, este sistema inclui turbas, elementos neutros (civis), aliciamento e construções. Utilizado na Operação de Paz no Haiti.

Sistema de Simulação de Operação Ribeirinha – OpRib: Além das características do Sistema de Simulação de Assalto Anfíbio, este sistema inclui epidemias e doenças endêmicas, aliciamento da população ribeirinha, ações de ACISO, embarcações regionais, elementos neutros (civis), armadilhas, rastros detecção por ruídos.

Ferramenta de Apoio a Decisão ao Processo de Planejamento Militar – ApPPM: Acidentes de capital, vias de acesso, linhas de ação, avaliação de extensão, domínio de vistas e fogos, espaço para manobra, tomada do dispositivo, orientação para o objetivo, progressão CC/INF, aproximação de meios, deslocamento das armas de apoio e apoio de fogo.

Sistema de Apoio ao Comando e Controle – SisApC2: Framework da teoria do “Loop de Boyd” (OODA); posto de comando capaz de verificar o avanço de unidades no terreno, em tempo interativo e automaticamente, bem como informações diversas sobre esses elementos; esboça graficamente os elementos monitorados de uma força desdobrados em um teatro de operações, bem como informações sobre velocidade e direção de deslocamento desses elementos; fornece graficamente informações sobre o campo visual, alcance do armamento e espectro eletromagnético dos equipamentos de rádio; apresenta as diversas medidas de C2; reconstrução dos itinerários demandados; simulação de posição futura; registro interno das posições (banco de dados local); transmissão por Wi-Fi ou modem 3G da posição, direção e velocidade; tráfego de vídeo e áudio com as instâncias monitoradas; vestimenta (colete) militarizada.






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